quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ídolos Kids!!!




Semana passada, exatamente no dia 5 de setembro, estreou na Record o programa Ídolos Kids. Versão infantil do já conhecido e tradicional programa Ídolos. Reality Show que elege o maior ídolo musical do Brasil (que audácia, heim?!).
Nessa versão feita para os baixinhos e baixinhas (beijo Xuxa...hahaha... ;D) crianças de 5 a 12 anos vão disputar entre si o cargo de maior Ídolo Kids do Brasil. Programa aparentemente ingênuo e engraçado, afinal, nada mais divertido do que assistir a criançada fazer graça, correto?!. E já que a dialética me permite, eu mesma respondo: Não, não dessa forma. Se não fosse meu lado pedagoga gritar alto, me fazendo perceber que por trás de todo esse pseudo divertimento existem coisas mais sérias e eu falo é de sentimentos, provavelmente seria mais uma que se contentaria em simplesmente gargalhar a custa de sonhos e talentos alheios. E pasmem, tudo isso é feito com o consentimento dos que pelas leis, a divina e dos homens, deveriam ser os primeiros a proteger a sua cria.  Sim, eles, os pais, estão corroborando dessa forma para que seus filhos possam criar traumas, numa das fases mais belas e importantes da vida do ser humano, a infância. Época de formação de personalidade (psicologicamente se diz que esta é formada até os 6 anos) e construção de caráter.
Acredito sim que as crianças tem que saber ganhar e perder durante o seu processo de aprendizado para a vida, tornando-se assim adultos menos frustrados e mais humanos. Sendo esta também uma finalidade da competição saudável. Sim, ela existe. Se isso não seria uma contradição?! Claro que não. É uma pena vê a ignorância alheia lhe deturpar. Pois a disputa, quando velada na forma de cilada, leva à criança a participar de situações que irão trazer consequências vitais a toda magia do lúdico que envolve o ser criança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário